Não sei se vocês conhecem mas existe uma comunidade na internet chamada TuDiabetes. Como eles mesmos dizem, é uma comunidade para pessoas tocadas pela diabetes, ou seja, participam pacientes, cuidadores, parceiros, médicos...
As pessoas postam textos muito bacanas e trocam experiências de uma forma fantástica.
Dando uma lida lá cheguei neste texto escrito pela Elizabeth Snouffer, onde ela fala sobre Diabetes Distress, o que é, quem é mais suscetível, as causas e como "tratar".
Achei tão bacana que dividi tudo o que ela explica em quatro posts! Vamos lá?
Vou começar falando sobre o que é DD! Melhor ainda, você sabe o significado de Distress?
Fonte: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/distress |
Ou seja, DD são todos aqueles medos e preocupações que as pessoas com diabetes experienciam todos os dias. Seja um medo a longo prazo de complicações ou um mais iminente como o de ter uma hipoglicemia severa.
Este tipo de angústia é comum em algum momento da vida de quem vive com diabetes e, como o próprio texto da Elizabeth diz, pode afetar não só pacientes, mas qualquer pessoa que conviva com essa condição. Isto porque a Diabetes Distress é a parte emocional do cotidiano com diabetes, ou seja, está além das atitudes físicas como aplicar insulina e medir a glicemia.
Então a questão principal não é nem que pessoas são mais suscetíveis, mas sim em que momento tem mais risco de sentir tudo isso!
E esse é o assunto do próximo post! Sexta que vem!
Enquanto isso, me conta aqui nos comentários quais são os seus maiores medos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário