Consulta pública poderá definir a incorporação ou não de insulinas análogas de ação lenta no SUS
Insulinas que atualmente são fornecidas e financiadas por 11 Secretarias de Estado de Saúde, recebe da Conitec recomendação de não incorporação no SUS, médicos e pacientes podem se manifestar por meio de formulário online até essa quinta-feira, dia 17 de janeiro de 2019.
Após a incorporação das insulinas de ação rápida ano passado no SUS, agora a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (CONITEC) abre consulta pública para avaliação dos análogos de ação lenta tanto para pacientes com diabetes tipo 1 como para pacientes com diabetes tipo 2. As consultas públicas nº 80 e 81/2018 avalia a incorporação das insulinas glargina, detemir e degludeca. Até 17 de janeiro, pacientes, profissionais da saúde e demais interessados em participar poderão enviar suas contribuições para o órgão por meio de um formulário online.
Atualmente, pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 têm acesso gratuito às insulinas NPH, de ação lenta e à regular, de ação rápida pelo SUS. Já aqueles que precisam dos análogos de insulina, somente os conseguem mediante mandado judicial ou protocolo administrativo nas secretarias de saúde municipal ou estadual, o que dificulta o amplo acesso, que é respaldado pela lei federal 11.347, de 2006.
CONITEC é contra a incorporação
De acordo com o relatório inicial, a Comissão não analisou “diferenças significativas em relação ao tratamento já existente no SUS para as doenças. Por isso, a recomendação inicial da CONITEC foi de não incorporação”.
Para o farmacêutico Wesley Magno Ferreira especialista em farmácia clínica e responsável pela distribuição das insulinas análogas em Morrinhos, Goiás, o parecer do órgão utilizou como referência os estudos incluídos que, em sua opinião, foram insuficientes. “No relatório na íntegra, que está disponível para todos, infelizmente faltaram estudos que comprovem a superioridade clínica do análogo de insulina de ação lenta em relação à NPH na redução da glicemia”, destacou.
As insulinas análogas são produzidas a partir da insulina humana e consideradas as mais modernas para o tratamento do diabetes. Entre as vantagens destacadas em alguns estudos clínicos estão menos aplicações diárias e redução no risco de hipoglicemias noturnas, além de uma maior estabilidade glicêmica. “As insulinas análogas são inovadoras e apresentam uma resposta satisfatória no controle do diabetes. Além disso, ajudam a melhorar a adesão do paciente ao tratamento, já que há uma redução do número de aplicações de insulina ao longo do dia”, ressaltou o farmacêutico.
Conforme relatório técnico da Conitec, "atualmente 11 estados brasileiros fornecem a insulina glargina para pacientes com DM1 da rede pública, são eles: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal". Essas secretarias, "utilizam protocolos clínicos que estabelecem os critérios de elegibilidade e monitoramento do tratamento com as insulinas análogas bem semelhantes".
Com a recomendação de não incorporação, os pacientes com diabetes do tipo 1 e 2 atendidos nos protocolos estaduais, podem ter o fornecimento ameaçado, pois sem a aprovação no protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde, não ocorre o repasse dos recursos necessários para que esses 11 estados mantenham o fornecimento das insulinas análogas de ação rápida. Preocupação enviada pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais demandante da solicitação na Conitec.
Como participar
A consulta pública é aberta para participação de qualquer cidadão, no entanto, é importante o engajamento de familiares e pessoas diabetes, já que lidam diariamente com a doença e seus tratamentos. Como o parecer da CONITEC é contra a entrada deste tipo de insulina no SUS, aqueles que são a favor devem optar pela opção “desfavorável” em relação à posição da Comissão.
A participação é por meio do preenchimento de um dos dois, formulário via internet. A Conitec está recebendo contribuições para diabetes tipo 1 e 2 em formulários separados, por isso fique atento, confira o link correto para participação.
Formulário para participação da Sociedade Civil (pacientes):
Diabetes tipo 1: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=44557
Diabetes tipo 2: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=44557
Relatório da Sociedade Civil (pacientes):
Diabetes tipo 1: http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2018/Sociedade/ReSoc136_INSULINAS_ANALOGAS_diabetes_tipoI.pdf
Diabetes tipo 2: http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2018/Sociedade/ReSoc136_INSULINAS_ANALOGAS_diabetes_tipoI.pdf
Formulário para participação técnica (médicos, sociedades médicas, etc):
Diabetes tipo 1: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=44555
Diabetes tipo 2: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=44552
Relatório técnico (médicos, sociedades médicas, etc):
Diabetes tipo 1: http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2018/Relatorio_InsulinasAnalogas_AcaoProlongada_DM1_CP81_2018.pdf
Diabetes tipo 2: http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2018/Relatorio_InsulinasAnalogas_AcaoProlongada_DM2_CP80_2018.pdf
Luana Alves
Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!
Sobre mim
Aviso
Não tenho absolutamente nenhuma formação médica de qualquer tipo. Nada neste site deve ser usado como conselho médico ou legal. Por favor, fale com o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em qualquer coisa relacionada à sua saúde.
Select other language
Faço Parte
Posts Populares
-
Tô ficando tão chique que resolvi fazer um printable! Ou freebie! Ou um troço para imprimir! Isso mesmo! O controle glicêmico do blog ...
-
Olá, gente Conforme prometido coloco agora a minha tabela de controle de glicemia mensal. Minhas aptidões no Excell me permitiram criar um...
-
Fala, galera! Volteiiii! E voltei com tudo, mas agora o foco deste blog passa a ser não só a diabetes, mas sim como é possível viajar mesmo ...
Temas
notícias
desabafo
controle glicêmico
insulina
glicemia
alimentação
domando a diabetes
atividade física
tratamento
ADJ
monitoramento
A Diabetes e Eu Pelo Mundo
insumos
tipo 1
DiabetesLA
mapa do descaso
agenda
comida
dia mundial do diabetes
complicações
exames
hemoglobina glicada
hipoglicemia
tipo 2
pesquisas
A1C
cura
listas
IDF
dieta
encontro de blogueiros
linkagem
1 2 3 Testando
contagem de carboidratos
cuidados com os pés
medição
mochilando
Viagem
endocrinologista
cotidiano
medicamento
nutricionista
quero saber
bebida
blogagem coletiva
caneta de insulina
diagnótico
eventos
médico
posto de saúde
você viu
JDRF
ativismo
cuidados
diabetes
gorduras
hábitos
SBD
aplicativos
bomba de infusão
carboidratos
concurso cultural
descaso
dia-a-dia
dicas
downloads
educação em diabetes
entrevista
rotina
ALAD
agulhas
blog do mês
blue fridays
calor
campanhas
descoberta
encontros
exercício físico
oftalmologista
peptídeo C
peso
pré-diabetes
seringas
tipo LADA
vacinação
análogas
aplicação de insulina
audiência pública
cursos
círculo azul
diet
educadiabetes
epidemia
estatísticas
gravidez
livros
metas
motivação
para imprimir
saúde bucal
tipo MODY
DataDiabetes
DiabeteSinMitosEday
Joslin Diabetes Center
Mitos
avaliação física
medos
tipo gestacional
Prêmios
Entre em contato
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário