9 de novembro de 2017
#DomandoaDiabetes: MITO: Alimento sem açúcar é zero carboidrato
E depois de algum tempo offline (férias + correria do trabalho + as outras mil coisas da vida), eis que estou de volta e o Domando a Diabetes também!
E o tema deste mês é Mitos e Verdades! Então escolhi quatro que sempre me preocupam um pouco quando o assunto é diabetes em qualquer tipo! Alimentos zero açúcar, se pode ou não comer doce, a falta de sintomas em alguns casos e ainda tratamentos alternativo e a tal da cura.
O mês será intenso e muitas muralhas irão cair!
Mas vamos do começo, ou seja, bora tratar do primeiro mito:
#1: ALIMENTO SEM AÇÚCAR NEM SEMPRE É ZERO CARBOIDRATOS
É assustador o quanto as pessoas desconhecem a importância de olhar a tabela nutricional dos alimentos, principalmente quando se tem diabetes.
Uma coisa que eu já falei aqui é sobre a necessidade que temos de ter uma bom controle da quantidade de carboidratos ingeridos, isso pode te dar liberdade ou te prender, depende do quanto você está interessado em aprender.
100% dos carboidratos que ingerimos viram glicose no sangue. 100%! Ou seja, não é só açúcar, doce, etc. Pãozinho, massa e até suco de frutas naturais contém carboidratos que se forem mal administrados pode sim mudar e muito a nossa glicemia.
Considerando isso, eu reforço: não é porque é sem açúcar que é sem carboidrato!
Querem um exemplo?
O exemplo acima aconteceu comigo em um evento no meio do ano. Recebemos kit lanche e eu perguntei se eles tinham uma opção de suco zero. Me deram o da caixinha verde. Quando fui comparar os carboidratos, qual não foi a minha surpresa ao ver que o zero tinha apenas 1g de carboidrato a menos do que o "normal", 24g contra 25g. Ou seja, dava na mesma tomar um ou outro.
Ah, mas por que? No caso acima, os carboidratos vinham do próprio suco da fruta. E tem carboidrato em várias outras coisas.
No entanto, a maioria das pessoas com diabetes ao lerem sem açúcar já consomem o alimento sem nem conferir o carboidratos e depois ficam sem entender uma hiper.
Então é MITO:
Sempre temos que conferir a tabela nutricional dos alimentos. Só assim saberemos quantos carboidratos estamos ingerindo e dessa forma poderemos fazer a contagem de carboidratos e tomar as doses corretas de insulina.
Só leva um segundo conferir, manter um bom controle e pode comer de tudo. Só um segundo! Cuidado, pessoal!
Na semana que vem vou falar se realmente medicinas alternativas, dietas e exercícios podem substituir o uso dos medicamentos. Será? O que você acha? Deixe sua aposta aqui nos comentários e nos conte também se você já pegou um alimento dito zero, mas nem tão zero assim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário