[Mochilando] Armazenando a insulina
Já falei aqui sobre a trilha Salkantay e também sobre o walking tour que eu fiz no Chile... Vocês devem então estar se perguntando como é que levei insulina pra tudo sem estragar nenhuma. E a resposta é simples: PLANEJAMENTO!
Ok, eu gosto de um bom planejamento, mas não foi nenhum bicho de sete cabeças não. Também não atrapalhou o resto da viagem e muito menos diminuiu o meu entusiasmo com tudo o que eu tinha que fazer.
Antes de mais nada, calculei a quantidade de insulina que eu usaria para fazer a viagem toda. Depois fiz um levantamento dos hostels, garantindo que em todos (troquei e-mails mesmo com os gerentes) eu poderia colocar as insulinas excedentes em uma geladeira. Assim, quando eu fui fazer a trilha de Salkantay levei o necessário deixando o restante no hostel, já que ia rolar acampamento sem nada no meio da montanha.
Para a travessia do Deserto de Uyuni, como eu não voltaria para onde sai, levei tudo comigo, colocando durante à noite na geladeira tanto a insulina, na parte de baixo, quanto o gelo no congelador. Os hostels eram simples, mas tinham geladeira! E assim eu garantia as 10, 12 horas de viagem do dia seguinte.
Outro cuidado foi carregar uma bolsinha térmica menor para os locais mais quentes, como o Deserto do Atacama. Para os passeios de dia, eu colocava a insulina em uso nela, sem gelo mesmo, apenas para garantir que elas não ficariam em uma temperatura quente demais.
Acabei nem usando toda a insulina que levei, porque andei bastante, fiz trilha e outras coisinhas e tive que diminuir a insulina basal e rápida em alguns casos. Mas nada foi danificado, funcionou direitinho e eu voltei linda e com glicemias sob controle.
Resumindo então:
1) Calcule o total de insulina que vai usar com base nos seus dias normais, acrescente a esse total mais 50%, porque vai que né.
2) Garanta que os lugares em que pretende se hospedar tem local para deixar as insulinas e que você poderá usar a geladeira.
3) Se for fazer trilha com pouca infraestrutura, estude a possibilidade de deixar uma parcela do que você levou no hostel para onde vai voltar. Se não vai voltar, garanta algum método de renovar a sua refrigeração pelo menos uma vez por dia.
4) Tenha uma bolsinha térmica pequena pra levar em passeios. Tanto os muito quentes quanto os muito frios!
E divirta-se!!! Como eu sempre digo, não há nada que não possamos fazer por causa da diabetes. Mas tudo pode ser bem mais complicado se não planejarmos!
Até a próxima!
Luana Alves
Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!
Sobre mim
Aviso
Não tenho absolutamente nenhuma formação médica de qualquer tipo. Nada neste site deve ser usado como conselho médico ou legal. Por favor, fale com o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em qualquer coisa relacionada à sua saúde.
Select other language
Faço Parte
Posts Populares
-
Tô ficando tão chique que resolvi fazer um printable! Ou freebie! Ou um troço para imprimir! Isso mesmo! O controle glicêmico do blog ...
-
Olá, gente Conforme prometido coloco agora a minha tabela de controle de glicemia mensal. Minhas aptidões no Excell me permitiram criar um...
-
Fala, galera! Volteiiii! E voltei com tudo, mas agora o foco deste blog passa a ser não só a diabetes, mas sim como é possível viajar mesmo ...
Temas
notícias
desabafo
controle glicêmico
insulina
glicemia
alimentação
domando a diabetes
atividade física
tratamento
ADJ
monitoramento
A Diabetes e Eu Pelo Mundo
insumos
tipo 1
DiabetesLA
mapa do descaso
agenda
comida
dia mundial do diabetes
complicações
exames
hemoglobina glicada
hipoglicemia
tipo 2
pesquisas
A1C
cura
listas
IDF
dieta
encontro de blogueiros
linkagem
1 2 3 Testando
contagem de carboidratos
cuidados com os pés
medição
mochilando
Viagem
endocrinologista
cotidiano
medicamento
nutricionista
quero saber
bebida
blogagem coletiva
caneta de insulina
diagnótico
eventos
médico
posto de saúde
você viu
JDRF
ativismo
cuidados
diabetes
gorduras
hábitos
SBD
aplicativos
bomba de infusão
carboidratos
concurso cultural
descaso
dia-a-dia
dicas
downloads
educação em diabetes
entrevista
rotina
ALAD
agulhas
blog do mês
blue fridays
calor
campanhas
descoberta
encontros
exercício físico
oftalmologista
peptídeo C
peso
pré-diabetes
seringas
tipo LADA
vacinação
análogas
aplicação de insulina
audiência pública
cursos
círculo azul
diet
educadiabetes
epidemia
estatísticas
gravidez
livros
metas
motivação
para imprimir
saúde bucal
tipo MODY
DataDiabetes
DiabeteSinMitosEday
Joslin Diabetes Center
Mitos
avaliação física
medos
tipo gestacional
Prêmios
Entre em contato
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário