#MapadoDescasoDMBR: Objetivo 4 - Criação de um programa de atualização em diabetes para profissionais da saúde
Há um mês venho falando aqui no blog sobre os objetivos do Mapa do Descaso Diabetes Brasil. Relembrando (para saber mais é só clicar no objetivo em questão):
#1: Exigência de prestação clara de contas, semestral ou anual, do processo de compras de insumos e medicamentos dos programas de automonitoramento glicêmico (AMGs)
#2: Exigência de prestação clara de contas, semestral ou anual, do processo de dispensação de insumos e medicamentos de alto custo
#3: Criação de grupos específicos para o acompanhamento, da entrada de recursos passando pela compra dos produtos até a entrega aos pacientes, dos programas de dispensação de insumos, sejam eles municipais (AMGs) ou estaduais (remédios de alto custo)
Hoje vamos falar sobre o quarto objetivo, que é:
#4: Criação de um programa de educação e atualização em diabetes para profissionais de saúde com a exigência de certificação a cada dois ou três anos
Quem nunca foi atendido por um médico que não sabia o que era contagem de carboidratos ou ainda que desencorajava o uso da bomba de insulina?
Quem nunca foi atendido no hospital por profissionais que mal sabiam calcular um fator de correção e aplicavam erroneamente a quantidade de insulina?
Quem nunca ficou internado e viu enfermeiros esquecerem horários de aplicar insulina?
Quem nunca foi diagnosticado com virose ou qualquer outro tipo de coisa em vez de diabetes, hipo ou hiperglicemia?
Quem, adulto com tipo 1, nunca viu um profissional ter certeza que eram tipo 2 mesmo tendo todas as características de 1?
Vira e mexe nos deparamos com situações que chegam a ser assustadoras quando falamos em atendimento às pessoas com diabetes. O desconhecimento de muitos profissionais dos tipos e suas características e ainda a ignorância quanto às novas tecnologias chegam a ser ultrajantes.
Para mim não é aceitável que um endocrinologista não saiba que tipo de diabetes o paciente tem ou ainda que um enfermeiro de internação esqueça de aplicar a insulina no horário.
Se por um lado eu entendo que esses profissionais são muito atarefados ou ainda que podem não ter condições financeiras para se atualizar, por outro não posso simplesmente aceitar. Nenhum de nós pode.
Porque aceitar isso é correr o risco de um dia de pegar uma receita errada e entrar em cetoacidose por estar se medicando insatisfatoriamente e ao ser internado para ser tratado não enxergar a possibilidade de alta porque as glicemias não estão sendo tratadas adequadamente.
Não dá para aceitar e não fazer nada. Por isso, o Mapa do Descaso recolhe também depoimentos de erros médicos no diagnóstico, no tratamento de emergência dos hospitais e ainda nas instruções em consultórios. A ideia é mostrar que falta sim aos profissionais mais qualificação com relação a uma doença que atinge 10% dos brasileiros.
Com esses dados, o Mapa pretende lutar por um programa nacional, estadual e/ou municipal que atualize e eduque os profissionais da saúde sobre diabetes, atualizando para as novidades do tratamento, desmitificando antigas crenças e reforçando a teoria. O encontro seria anual, mas os profissionais participariam de forma rotativa tendo a obrigação de se atualizar a cada 2 ou 3 anos.
Os congressos são caros e é responsabilidade do governo prover profissionais de qualidade para o atendimento à população ainda mais quando falamos em uma das doenças que mais mata!
Uma sugestão poderia ser uma parceria com a ADJ Diabetes Brasil, associação de diabetes de São Paulo que promove o Educando Educadores junto com a Sociedade Brasileira de Diabetes. Ou ainda bolsas para que profissionais cursem a pós-graduação de Formação de Educadores em Diabetes, da UNIP. Por que não unir forças por um atendimento mais qualificado?
Se você já passou por alguma das situações acima acesse o bit.ly/mapadodescaso e conte a sua história. Se já contou e voltou a acontecer, conta esse novo episódio! E se não aconteceu com você, COMPARTILHA! Pode ter acontecido com outra pessoa!
Luana Alves
Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!
Sobre mim
Aviso
Não tenho absolutamente nenhuma formação médica de qualquer tipo. Nada neste site deve ser usado como conselho médico ou legal. Por favor, fale com o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em qualquer coisa relacionada à sua saúde.
Select other language
Faço Parte
Posts Populares
-
Tô ficando tão chique que resolvi fazer um printable! Ou freebie! Ou um troço para imprimir! Isso mesmo! O controle glicêmico do blog ...
-
Olá, gente Conforme prometido coloco agora a minha tabela de controle de glicemia mensal. Minhas aptidões no Excell me permitiram criar um...
-
Fala, galera! Volteiiii! E voltei com tudo, mas agora o foco deste blog passa a ser não só a diabetes, mas sim como é possível viajar mesmo ...
Temas
notícias
desabafo
controle glicêmico
insulina
glicemia
alimentação
domando a diabetes
atividade física
tratamento
ADJ
monitoramento
A Diabetes e Eu Pelo Mundo
insumos
tipo 1
DiabetesLA
mapa do descaso
agenda
comida
dia mundial do diabetes
complicações
exames
hemoglobina glicada
hipoglicemia
tipo 2
pesquisas
A1C
cura
listas
IDF
dieta
encontro de blogueiros
linkagem
1 2 3 Testando
contagem de carboidratos
cuidados com os pés
medição
mochilando
Viagem
endocrinologista
cotidiano
medicamento
nutricionista
quero saber
bebida
blogagem coletiva
caneta de insulina
diagnótico
eventos
médico
posto de saúde
você viu
JDRF
ativismo
cuidados
diabetes
gorduras
hábitos
SBD
aplicativos
bomba de infusão
carboidratos
concurso cultural
descaso
dia-a-dia
dicas
downloads
educação em diabetes
entrevista
rotina
ALAD
agulhas
blog do mês
blue fridays
calor
campanhas
descoberta
encontros
exercício físico
oftalmologista
peptídeo C
peso
pré-diabetes
seringas
tipo LADA
vacinação
análogas
aplicação de insulina
audiência pública
cursos
círculo azul
diet
educadiabetes
epidemia
estatísticas
gravidez
livros
metas
motivação
para imprimir
saúde bucal
tipo MODY
DataDiabetes
DiabeteSinMitosEday
Joslin Diabetes Center
Mitos
avaliação física
medos
tipo gestacional
Prêmios
Entre em contato
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário