O que aprendi no ALAD 2016?
Antes que você ache que esse é um post sobre os novos avanços da tecnologia ou ainda sobre as novidades para o tratamento de pessoas com diabetes na América Latina, já aviso que não vale se enganar.
Esse post é sobre como eu, jornalista e pessoa com diabetes, me senti no meio de centenas de médicos latinoamericanos que deveriam estar em Bogotá para falar sobre as coisas mencionadas anteriormente.
E sabem o que eu aprendi: como é conviver com dinossauros!
Eu vi sim muita tendência, coisa muito interessante, aprendi novos conceitos e talz, mas também me deparei com muito retrocesso. Gente ultrapassada, tratamentos velhos, crenças horrendas saindo da boca de médicos!
Uma médica disse que crianças que tomam insulina não poderiam praticar atividades físicas individuais, como tênis. A mesma que disse que essas crianças não deveriam se automonitorar nas escolas para não serem vítimas de bulling ou ainda para não agirem como divas entre os outros colegas por estar usando uma tecnologia.
Teve ainda médico que defendesse a NPH a essa altura do campeonato... Sem falar, é claro, que 85% do programa era sobre diabetes tipo 2, com médicos agindo como se os outros tipos de diabetes sequer existissem.
Entre os blogueiros convidados um debate: vale a pena ou não participar de um encontro que está mais para dinossáurico do que para inovador?
Para mim, valeu e sempre valerá. Não é de hoje que debatemos sobre como o conhecimento dos profissionais da saúde está ultrapassado e como eles precisam se relacionar mais com os pacientes, ouvi-los. Estar lá me fez abrir os olhos para temas ainda mais abrangentes, como chamar a atenção dos médicos para as necessidades dos pacientes e não deles, sobre a necessidade de mostrar para eles o nosso lado da história, e mais, de mostrar para a indústria que nem tudo é lucro.
Tem muito post em construção depois do que vi e ouvi. Agradeço à Medtronic pelo convite (e olha que eu nem uso bomba ainda) e espero que os congressos abram cada vez mais espaço para que pacientes-influenciadores digitais possam estar em eventos como este (mesmo eu achando que muito médico deve estar até agora questionando o que estávamos fazendo lá e porque fazíamos tantas perguntas).
Quer saber mais sobre como foi essa experiência, dá uma olhada nas hashtags #alad2016 e #activismoendiabetes no Twitter, Facebook e Instagram. Tem fotos do que vimos, nossas impressões e questionamentos e muita coisa bacana! E vai acompanhando por aqui, é claro!
Espero que gostem!
Luana Alves
Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!
Sobre mim
Aviso
Não tenho absolutamente nenhuma formação médica de qualquer tipo. Nada neste site deve ser usado como conselho médico ou legal. Por favor, fale com o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em qualquer coisa relacionada à sua saúde.
Select other language
Faço Parte
Posts Populares
-
Tô ficando tão chique que resolvi fazer um printable! Ou freebie! Ou um troço para imprimir! Isso mesmo! O controle glicêmico do blog ...
-
Olá, gente Conforme prometido coloco agora a minha tabela de controle de glicemia mensal. Minhas aptidões no Excell me permitiram criar um...
-
Fala, galera! Volteiiii! E voltei com tudo, mas agora o foco deste blog passa a ser não só a diabetes, mas sim como é possível viajar mesmo ...
Temas
notícias
desabafo
controle glicêmico
insulina
glicemia
alimentação
domando a diabetes
atividade física
tratamento
ADJ
monitoramento
A Diabetes e Eu Pelo Mundo
insumos
tipo 1
DiabetesLA
mapa do descaso
agenda
comida
dia mundial do diabetes
complicações
exames
hemoglobina glicada
hipoglicemia
tipo 2
pesquisas
A1C
cura
listas
IDF
dieta
encontro de blogueiros
linkagem
1 2 3 Testando
contagem de carboidratos
cuidados com os pés
medição
mochilando
Viagem
endocrinologista
cotidiano
medicamento
nutricionista
quero saber
bebida
blogagem coletiva
caneta de insulina
diagnótico
eventos
médico
posto de saúde
você viu
JDRF
ativismo
cuidados
diabetes
gorduras
hábitos
SBD
aplicativos
bomba de infusão
carboidratos
concurso cultural
descaso
dia-a-dia
dicas
downloads
educação em diabetes
entrevista
rotina
ALAD
agulhas
blog do mês
blue fridays
calor
campanhas
descoberta
encontros
exercício físico
oftalmologista
peptídeo C
peso
pré-diabetes
seringas
tipo LADA
vacinação
análogas
aplicação de insulina
audiência pública
cursos
círculo azul
diet
educadiabetes
epidemia
estatísticas
gravidez
livros
metas
motivação
para imprimir
saúde bucal
tipo MODY
DataDiabetes
DiabeteSinMitosEday
Joslin Diabetes Center
Mitos
avaliação física
medos
tipo gestacional
Prêmios
Entre em contato
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário