[Pelo Mundo] Encapsulamento de células beta
Quem acompanha o blog já deve conhecer a série de posts Pelo Mundo, que busca de maneira simples mostrar coisas sobre diabetes que vi em minhas viagens.
Em 2014, estive em Boston e NY e puder conversar com a Amy Montalto, da JDRF, que me falou sobre o trabalho desta instituição, que resumidamente arrecada fundos para investir em pesquisas que tem como propósito curar a diabetes tipo 1 e/ou facilitar o dia a dia com a doença.
Venho desde então tentando falar aqui sobre os projetos de pesquisa apoiados por eles. Já falei sobre as pesquisas que procuram reverter ou minimizar as complicações causadas pela diabetes e também sobre o pâncreas artificial. E dessa vez, que tal conversarmos um pouco sobre o encapsulamento de células beta?
Não sabe o que é célula beta? Essas células são as que, dentro do pâncreas, produzem a insulina. Nos pacientes com diabetes tipo 1, o sistema imunológico interpretou que elas eram maléficas e as destruiu. Com isso, paramos de produzir insulina tendo que iniciar o famoso tratamento com injeções.
Já existem pesquisas que repõem, por meio de células-tronco, essas células no organismo. Com o tempo, ela viram células beta e passam a produzir insulina. Com isso, a pessoa acaba parando de tomar insulina e volta a ter uma vida sem precisar se preocupar tanto com todos os cuidados.
Mas vocês lembram que os anticorpos atacaram aquelas células beta que o nosso corpo já tinha, então mais cedo ou mais tarde eles podem atacar essas células novas de novo. E dessa forma, o paciente acaba tendo que voltar ao tratamento antigo, com injeções.
A pesquisa apoiada pela JDRF tenta desenvolver uma película ou dispositivo que possa ser implantado no corpo humano com as células beta dentro. Essa pele protetora permitiria a entrada e a saída da insulina e da glicose, mas não o acesso dos anticorpos, mantendo as células inteirinhas por mais tempo. Bacana, né?
Nesse vídeo aqui (em inglês), o diretor Albert J. Hwa explica como essa película vai funcionar e os dois tipos de encapsulamento, o micro e o macro:
O micro é uma pelinha mais fina com um montão de células dentro. Ele diminui a distância das células beta com o organismo, mas ao mesmo tempo é mais frágil e mais difícil de ser reposto caso os anticorpos consigam atacar.
O macro é um dispositivo mesmo, pequeno, com menos células dentro. Por isso, o acesso da insulina e da glicose às células é um pouco mais difícil. Por outro lado, ele é mais forte e mais fácil de ser trocado.
Qual é o melhor? Nem eles sabem e por isso a JDRF vem investindo nas duas vertentes. Já foram feitos testes com animais e os resultados são promissores. E eles não poupam esforços, em 2015 foram investidos US$ 92 milhões em pesquisas, entre elas essas daí. E tudo dinheiro de gente como você e eu por meio de doações.
A gente sabe que todos esses avanços não são pra já, para daqui alguns meses e que provavelmente ainda vai demorar. Mas dá uma expectativa boa só de pensar que tem gente trabalhando e ajudando para que avanços assim cheguem até nós. É o que basta para não perdemos a esperança de ver a cura ou um tratamento mais definitivo e menos trabalhoso. É o que basta para continuarmos lutando!
Quer saber mais e doar? É só acessar o site da JDRF!
Luana Alves
Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!
Sobre mim
Aviso
Não tenho absolutamente nenhuma formação médica de qualquer tipo. Nada neste site deve ser usado como conselho médico ou legal. Por favor, fale com o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em qualquer coisa relacionada à sua saúde.
Select other language
Faço Parte
Posts Populares
-
Tô ficando tão chique que resolvi fazer um printable! Ou freebie! Ou um troço para imprimir! Isso mesmo! O controle glicêmico do blog ...
-
Olá, gente Conforme prometido coloco agora a minha tabela de controle de glicemia mensal. Minhas aptidões no Excell me permitiram criar um...
-
Fala, galera! Volteiiii! E voltei com tudo, mas agora o foco deste blog passa a ser não só a diabetes, mas sim como é possível viajar mesmo ...
Temas
notícias
desabafo
controle glicêmico
insulina
glicemia
alimentação
domando a diabetes
atividade física
tratamento
ADJ
monitoramento
A Diabetes e Eu Pelo Mundo
insumos
tipo 1
DiabetesLA
mapa do descaso
agenda
comida
dia mundial do diabetes
complicações
exames
hemoglobina glicada
hipoglicemia
tipo 2
pesquisas
A1C
cura
listas
IDF
dieta
encontro de blogueiros
linkagem
1 2 3 Testando
contagem de carboidratos
cuidados com os pés
medição
mochilando
Viagem
endocrinologista
cotidiano
medicamento
nutricionista
quero saber
bebida
blogagem coletiva
caneta de insulina
diagnótico
eventos
médico
posto de saúde
você viu
JDRF
ativismo
cuidados
diabetes
gorduras
hábitos
SBD
aplicativos
bomba de infusão
carboidratos
concurso cultural
descaso
dia-a-dia
dicas
downloads
educação em diabetes
entrevista
rotina
ALAD
agulhas
blog do mês
blue fridays
calor
campanhas
descoberta
encontros
exercício físico
oftalmologista
peptídeo C
peso
pré-diabetes
seringas
tipo LADA
vacinação
análogas
aplicação de insulina
audiência pública
cursos
círculo azul
diet
educadiabetes
epidemia
estatísticas
gravidez
livros
metas
motivação
para imprimir
saúde bucal
tipo MODY
DataDiabetes
DiabeteSinMitosEday
Joslin Diabetes Center
Mitos
avaliação física
medos
tipo gestacional
Prêmios
Entre em contato
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário