Você sabe que dia é hoje? 7 de abril, eu sei! Mas é também o Dia Mundial da Saúde!
No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.
Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.
Pois o tema da campanha esse ano é DIABETES! Sim, essa pandemia que assola o mundo e para a qual dá -se pouca, para não dizer nenhuma, atenção. E quando digo que falta abrir os olhos para o que está acontecendo não estou falando só do governo não, mas de pacientes, possíveis futuros pacientes, familiares, TODOS!
O tema é tão ignorado que nem parece que as pessoas com diabetes já somam 415 milhões em todo o mundo e que a cada 6 segundos uma pessoa com a doença morre.
No Brasil, o Ministério da Saúde, que só sabe lidar com urgências e não com importâncias, resolveu ignorar o tema que é mundial e falar de dengue, zika e chikungunya. Entendo a preocupação, mas o desrespeito com o ato mundial é preocupante!
Mas não vamos perder tempo com o MS, porque não vale muito a pena, e vamos falar sobre os pilares dessa campanha. Mas antes alguns dados divulgados recentemente pela IDF sobre a diabetes no mundo:
1 em cada 11 adultos tem diabetes (415 milhões) |
Em 2040, 1 em cada dez adultos terão diabetes (642 milhões) |
A cada seis segundos uma pessoa morre por conta da diabetes (5 milhões de mortes) |
E os números só crescem! Cada vez mais! Por isso o alerta da Organização Mundial de Saúde. Precisamos abrir os olhos, nos cuidar, não ter medo! A OMS propõe cinco pontos de atenção na prevenção e no tratamento da diabetes:
Parar o aumento Os números de casos do tipo 2 não param de crescer por conta da má alimentação, obesidade e sedentarismo. |
Seja ativo Pelo menos 30 de atividade física por dia podem ajudar a prevenir o tipo 2 e melhorar o tratamento tanto do tipo 1 quanto do tipo 2 |
Se alimente saudavelmente Uma alimentação saudável com frutas e legumes e baixo consumo de açúcares e gordura também previne o tipo 2 e ajuda no controle dos tipos 1 e 2 |
Siga as instruções médicas Há vários tratamentos para a diabetes, seguindo o que o seu médico diz você poderá viver muito bem com a doença. |
Mas no Brasil isso tem se tornado cada dia mais difícil. Falta insulina, falta seringa, falta catéter e, principalmente, faltam tirinhas para medir a glicemia. Isso porque o governo, seja ele municipal, estadual ou federal, trata as pessoas com diabetes como se elas não tivessem importância ou ainda como se não existissem.
Por isso, não podemos mais ficar em silêncio. Temos que fazer barulho, alçar nossa voz, mostrar o que está acontecendo. E só depende de nós. Fale nas redes sociais, marque o Ministério da Saúde, as secretarias estadual e municipal, repita e repita até que te respondem. E participe também do Mapa do Descaso preenchendo o formulário em bit.ly/mapadodescaso! Vamos lá!
Continuando...
quiz para saber o quanto você sabe sobre diabetes e ainda um arquivo com dez fatos interessantes que vale a pena saber sobre a doença.
Vale conferir tudo isso e mais todos os outros materiais que eles fizeram para essa data. A diabetes não é uma doença boba, muita gente tem e se mal cuidada ela mata sim. Ignorar o fato só faz aumentar a epidemia e as mortes.
Com informações e coragem para enfrentar podemos sim mudar o cenário da diabetes que vem se desenhando no mundo todo. Juntos podemos vencer a diabetes!
Fontes:
SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "07 de abril — Dia Mundial da Saúde"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-da-saude.htm>. Acesso em 04 de abril de 2016.
http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2016/en/
http://www.diabetesatlas.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário