Oi, gente
Desde que eu disse que ia viajar, essa é uma das perguntas que mais tem sido feita pra mim. Aqui nesse post eu já falei um pouco sobre as quantidades que devem ser levadas, como fazer o transporte e até como acomodar as insulinas em hostel.
Hoje vou falar sobre o que é preciso levar para entrar tranquilamente com insumos e medicamentos em outro país, no caso nos Estados Unidos. E vou começar te tranquilizando: MUITO POUCO!
Acredite ele nem causam problemas a não ser que você esteja levando faca, alicate... Hahahaha
É isso mesmo! Mas vamos ao recomendável, ou seja, não é porque aparentemente eles não ligam que você vai encher a mala de coisas e ir que nem doido pro aeroporto.
Vamos a listinha:
1) Leve um relatório do seu médico. Nesse relatório é preciso especificar o tipo de diabetes, o que o paciente está levando (insulina, agulhas, seringas, etc), se possível o CID da doença e ainda dizendo que você pode precisar se aplicar insulina durante o vôo (em português e inglês)
2) Tenha receita de todos os seus medicamentos (em português e inglês).
3) Tire duas cópias dos dois documentos citados anteriormente e coloque uma com os insumos e outra junto com o passaporte.
4) É bacana também levar uma listagem de tudo o que está levando com as quantidades e datas de validade. Assim fica mais fácil responder caso alguém pergunte na alfândega.
Aí você vai me perguntar se realmente precisa de tudo. E eu vou responder: nunca me pediram.
Esse foi o segundo ano que fui aos Estados Unidos. Na primeira vez levei tudo em português e inglês bonitinho e não pediram. Dessa vez levei só em português e também não tive problema.
Mas o que eu aconselho: leve tudo direitinho, porque nunca se sabe o que pode acontecer. Se acontecer algo e você precisar comprar insulina, por exemplo, não poderá fazer isso sem uma receita em inglês. Melhor prevenir do que remediar, né?
E lembro que é bom sempre levar todos os insumos e insulinas na bagagem de mão, dentro do avião. Vai que extraviam sua bagagem! Melhor correr atrás de roupa do que de remédios.
Sem falar ainda no bom senso e na boa educação, se vai sentar ao lado de estranhos e tiver que medir ou aplicar insulina explique o que está fazendo para a pessoa do lado. Às vezes um simples, "I have diabetes and have to check my blood sugar" pode evitar qualquer problema.
Não sabe pronunciar? Eu ajudo: Ai reve daiabitis end réve to check mai blàde chugar"... \o/
Mais sobre a viagem aqui!
E aí, vai viajar? Dê suas dicas aqui nos comentários!
Até a próxima!
Fontes:
http://www.adiabc.org.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=188:dicas-para-portador-de-diabetes-ao-viajar&catid=39:artigos-e-noticias&Itemid=92
http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-diabetes-e-viagem/
Luana, boa tarde, Preciso levar insulina para uma amiga que mora nos EUA. Como fazer este transporte se nao sou a pessoa que usara?
ResponderExcluirOlá, Wanna. Normalmente eles não questionam para quem é o transporte da insulina. Mas creio que levando junto uma receita no nome da pessoa não deve ser um problema. Mas em todo o caso, entre em contato com o consulado e com a companhia aérea que eles podem esclarecer melhor. Boa viagem!
ExcluirOii, tem quantidade máxima que pode levar? Por exemplo em um intercâmbio de 9 meses
ResponderExcluir