No último dia 27, foi hora de voltar na endócrino e na nutricionista... Mais ou menos uma semana antes eu tinha pego os resultados dos meus exames... E minha ficha tinha caído: estava totalmente relapsa.
Não era só com a diabetes, mas com a vida toda... O ano foi modo hard, difícil mesmo... Me senti fraca, impotente, triste... Fui deixando tudo de lado, mas o primeiro fator que me fez abrir os olhos foi a glicada: 7,6%.
Tá, não é absurdo, não é o fim do mundo. Mas desde o começo do ano que a coisa vinha degringolando... Sempre fui adiando a melhora no meu empenho, mas depois de junho a coisa toda simplesmente começou a escorrer das minhas mãos...
Com os resultados novos em mãos, foi como ter um estalo. Parei para reparar que não fazia o controle direito há meses, que não passava para as minhas planilhas, que não corrigia, que pulava refeições... Um caos. Portanto, nada mais justo do que me deparar com o resultado de 7,6%.
Resultados dos exames: laudo evolutivo |
Então, em uma conversa com a minha nutri super fofa, Fernando Castelo Branco, da ADJ, percebi que as mudanças, ou seja, voltar a me cuidar adequadamente, dependiam só de mim. Na mesma semana voltei a medir pelo menos cinco vezes por dia e sempre corrigir. E passei a me cobrar... Porque para isso não adianta outra pessoa gritar com você, é preciso que você mesmo abra seus olhos.
Marquei consultas na nutri e na endócrino. Ambas nem puxaram muito minha orelha, perceberam que eu mesma já tinha dado uns puxões e se concentraram mais em me orientar.
Algumas mudanças foram feitas: agora sempre tomo uma unidade fixa de Humalog antes das refeições principais (almoço e jantaar) e a NPH da noite foi adiantada em duas horas. A Fê me ensinou a contar e corrigir gordura pra lidar melhor com jantares e almoços diferentes. A endócrino endossou tudo. E vamos que vamos.
Mas o mais importante foi mudar minha postura... Parar de achar que a vida está difícil e lembrar que a maioria das coisas na verdade dependem de mim... Já vejo diferença nas glicemias... Prés abaixo de 100 e poucas pós acima dos 200... Coisa que eu não via há um tempão.
Médias glicêmicas por horário de medição |
Ah, e se você reparou no TSH... Sim, está alto. A médica está suspeitando de hipotireoidismo. Vou refazer os exames em janeiro. Mas se for, quem liga. É só um comprimidinho! Eu aguento! Hahahahaha
Bjinhus
Nenhum comentário:
Postar um comentário