Olá, pessoal
Essa aqui é mais uma seção do blog. Vai ser publicada todas as segundas-feiras com informações sobre algo relacionado ao diabetes. Eu tinha pensado nela anteriormente de um outro jeito, então fiz algumas adaptações para a escolha dos temas. Ou seja, em vez de votação vou anotar toda e qualquer sugestão.
Se você quiser saber de algo, é só colocar nos comentários. Aceito e muito sugestões de todos!!! E prometo que vou tentar colocar tudinho por aqui!
Confiram a edição dessa semana sobre o "Fenômeno do Amanhecer":
Há um tempinho eu estava acordando com as glicemias meio altas, na minha opinião é claro.
Ia dormir com 140, 150 e acordava com + ou - 180, quando antes eu costumava acordar sempre com menos de 100.
Achei estranho e fui pesquisar para ver o que poderia ser e foi aí que eu soube mais sobre o tal "Fenômeno do Amanhecer".
Não era o meu caso na época, na verdade o que aumentava a minha glicemia era a ingestão de gordura e carboidrato no jantar, coisa que eu dei uma cortada e pronto, problema resolvido!
Mas achei que valia a pena fazer um post sobre o assunto. Então aí vai!
"Toda manhã bem cedo, o corpo libera hormônios que fazem com que você acorde e dizem a seu fígado para liberar a glicose estocada que lhe dará energia para começar o dia. Esses hormônios impedem que o corpo fique sensível à ação da insulina. O resultado é que o nível da glicose aumenta entre 4 e 8 horas da manhã, uma reação conhecida como o fenômeno do amanhecer", explica o artigo "O que é o Fenômeno do Amanhecer" do Portal Diabetes.com.br.
Os hormônios responsáveis por isso são os chamados contra-regulatórios, que se dividem em quatro tipos: adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento).
O fenômeno em si acontece com todo mundo, mas pode causar um aumento anormal da glicemia em pessoas com diabetes. Aí você se pergunta: mas se é normal, por que causa problemas? Bom, acontece que essa carga de glicose deveria servir apenas para fazer uma pessoa sair da cama e começar o dia. Quando há excesso, o corpo dá uma carga extra de insulina e o problema é resolvido.
"Contudo, aqueles com diabetes não produzem insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou não a utilizam devidamente (diabetes tipo 2) para responder a esses aumentos no nível de glicose. Como resultado, eles continuam a crescer até atingir um patamar anormalmente alto, causando hiperglicemia", explica Márcia Porto no artigo "Fenômeno do Alvorecer" do Portal Diabetes.com.br.
Como saber se isto está rolando com você? Confira as suas glicemias. Se de madrugada elas estiverem normais, mas de manhã estiverem muito altas, fale com o seu médico. O tratamento pode ser feito aumentando a dose da insulina basal ou fazendo algumas mudanças na ceia.
É por essas e outras que medir a glicemia de madrugada é muito importante. Tudo bem que todos os dias às vezes é difícil, mas é bom sempre se programar para fazer isso de vez em quando. Principalmente se você perceber que anda acordando com glicemias bem acima do esperado.
Espero que tenham gostado. E não esqueça de sugerir temas para as próximas edições desta seção, ok?
Bjinhus
Fontes:
"O que é o Fenômeno do Amanhecer" - Portal Diabetes.com.br
"Fenômeno do Alvorecer" por Márcia de Castro Porto no Portal Diabetes.com.br
"Medir glicemias na madrugada: são necessárias?" por Dra. Janice Sepúlveda Reis no Portal da Sociedade Brasileira de Diabetes
Luana Alves
Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!
Sobre mim
Aviso
Não tenho absolutamente nenhuma formação médica de qualquer tipo. Nada neste site deve ser usado como conselho médico ou legal. Por favor, fale com o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em qualquer coisa relacionada à sua saúde.
Select other language
Faço Parte
Posts Populares
-
Tô ficando tão chique que resolvi fazer um printable! Ou freebie! Ou um troço para imprimir! Isso mesmo! O controle glicêmico do blog ...
-
Olá, gente Conforme prometido coloco agora a minha tabela de controle de glicemia mensal. Minhas aptidões no Excell me permitiram criar um...
-
O piti do note atrapalhou um pouco o cronograma então hoje o dia vai ser forte de conteúdo! Para começar, a primeira postagem do Diabe...
Temas
notícias
desabafo
controle glicêmico
insulina
glicemia
alimentação
domando a diabetes
atividade física
tratamento
ADJ
monitoramento
A Diabetes e Eu Pelo Mundo
insumos
tipo 1
DiabetesLA
mapa do descaso
agenda
comida
dia mundial do diabetes
complicações
exames
hemoglobina glicada
hipoglicemia
tipo 2
pesquisas
A1C
cura
listas
IDF
dieta
encontro de blogueiros
linkagem
1 2 3 Testando
contagem de carboidratos
cuidados com os pés
medição
mochilando
Viagem
endocrinologista
cotidiano
medicamento
nutricionista
quero saber
bebida
blogagem coletiva
caneta de insulina
diagnótico
eventos
médico
posto de saúde
você viu
JDRF
ativismo
cuidados
diabetes
gorduras
hábitos
SBD
aplicativos
bomba de infusão
carboidratos
concurso cultural
descaso
dia-a-dia
dicas
downloads
educação em diabetes
entrevista
rotina
ALAD
agulhas
blog do mês
blue fridays
calor
campanhas
descoberta
encontros
exercício físico
oftalmologista
peptídeo C
peso
pré-diabetes
seringas
tipo LADA
vacinação
análogas
aplicação de insulina
audiência pública
cursos
círculo azul
diet
educadiabetes
epidemia
estatísticas
gravidez
livros
metas
motivação
para imprimir
saúde bucal
tipo MODY
DataDiabetes
DiabeteSinMitosEday
Joslin Diabetes Center
Mitos
avaliação física
medos
tipo gestacional
Prêmios
Entre em contato
Tecnologia do Blogger.
tenho diabetes tipo 1 não me cuido bem, oque eu posso fazer para mudar a minha rotina?
ResponderExcluirOlá, Julia
ExcluirAcho que em primeiro lugar você precisa entender por que não se cuida bem. Aceitar a doença e entender que o cuidado depende primeiro de você mesma é o passo mais importante. Converse com seu médico!
Bjinhus e boa sorte
muito obrigada! gostei bastante desse blog, eu acho que é mais um incentivo para mim... queria que aqui na minha cidade tivesse grupos só de diabéticos, eu acho que seria mais um incentivo, mas a cidade é muito pequena. você luana participa de algum grupo? você tem Facebook, ou outra fora de comunicação para nos falarmos mais??
ExcluirOlá, Julia
ExcluirTe adicionei no Google+, aí podemos conversar por gtalk e hangout.
Meu facebook é facebook.com.br/luana.alves e ainda tem a fan page do blog facebook.com.br/adiabeteseu
Que bom que o blog está te ajudando. Esse é um dos objetivos dele!
Bjinhus